WEB RÁDIO PAROQUIANOSSASENHORADELORETO.COM

A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LORETO DE MORADA NOVA DE MINAS-MGA Web Radio paroquianossasenhoradeloreto.com - da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Morada Nova de Minas-MG, nasceu de um Projeto desenvolvido pela Pastoral da Comunicação paroquial (PASCOM) em 23 de Dezembro de 2017, tendo à frente o Pároco, Pe. José Maria da Cunha e a colaboração do pe. Edmar, então diretor do Colégio Dom Orione em Tocantinópolis.

“ Acreditamos que falar da comunicação é falar de um espaço sociocultural para se realizar a evangelização no mundo contemporâneo. Isto significa abordar, sobretudo, um contexto de sociedade que se transforma numa velocidade alucinada, marcado pelos avanços tecnológicos, sobretudo pela era digital, que provoca mudanças sociais e de costumes, aonde o mundo das comunicações se apresenta como uma área cultural de grande importância a ser refletida pela Igreja.

O objetivo da web Rádio NOSSA SENHORA DE LORETO é evangelizar a maior quantidade possível de pessoas que todos os dias navegam nas páginas da web. Dentro desse processo de evangelização na era digital da comunicação, somos chamados a atuar e a sermos “instrumentos de salvação” na história. Por causa desses meios de comunicação modernos (rádio, televisão, jornal, internet, etc.) o mundo vai ficando “cada vez mais pequeno”; isto é, cada vez mais rápido as notícias são transmitidas quase simultaneamente a todas as partes do planeta e nós não poderíamos jamais ficar de fora desse processo interativo de evangelização.

Além da evangelização, a Web rádio quer ser também um espaço de formação e de divulgação das ações da Igreja, principalmente no que diz respeito ao plano Pastoral de evangelização! Queremos ser uma voz sempre a serviço da Igreja!”

As Web rádios (também conhecido como Rádio via Internet ou Rádio Online) são serviços de transmissão de áudio via Internet com a tecnologia streaming gerando áudio em tempo real, havendo possibilidade de emitir programação ao vivo ou gravada. Muitas estações tradicionais de rádio transmitem a mesma programação pelo meio convencional (transmissão analógica por ondas de rádio, limitado ao alcance do sinal) e também pela Internet, conseguindo desta forma a possibilidade de alcance global na audiência. Outras estações transmitem somente via Internet.. As primeiras transmissões de áudio na rede aconteceram nos Estados Unidos em 1994 e logo em seguida surgiu a primeira web rádio. A primeira emissora brasileira a transmitir sua programação na internet foi a mineira Itatiaia. Outro fator que contribuiu para a aquisição deste veiculo de comunicação foi o custo .Em relação as rádios convencionais o valor é bem inferior ao custo de criação de uma rádio tradicional.

Para realizar a transmissão de áudio através da Internet enviamos o áudio para um servidor que irá realizar a codificação apropriada (encoder) e a transmissão (broadcast) aos usuários. Um dos aplicativos mais conhecidos para transmissão de áudio por streaming é o SHOUTCast. Muitas emissoras comerciais usam essa tecnologia para emitir sua programação também pela Internet. Além disso, quando não esta ao vivo pode-se programar o Servidor no modo automático. Este sistema varia de 1 ate 5 giga byte de memória virtual para armazenamento de músicas.

As Webs Rádios existem desde a década de 90. A primeira emissora brasileira a transmitir sua programação na internet foi a mineira Itatiaia. Não demorou muito e começaram a aparecer rádios especializadas, e assim nasceu as primeiras web rádios católica. A mais antiga do Brasil é a Famílias Online, do Ministério para as Famílias da RCC. A Rádio Beatitudes, sediada em Araraquara (SP), é uma das mais populares no Brasil, com cerca de 300 mil acessos por mês.

Nesta mesma dinâmica caminha as Webs TVs . Elas dão ao usuário e a quem produz novas possibilidades de interação. Com a mesma personalidade colaborativa da internet, a Web TV transmite informação de uma maneira diferente, compartilhando com o próprio usuário a função de produzir e distribuir informação, promovendo um fluxo de informações de mão-dupla.

Acesse: http://paroquianossasenhoradeloreto.com/

Anunciantes